sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os direitos...

Não escrevi ontem porque foi um dia cansativo. Fui fazer uma perícia para receber pelo INSS alguma contribuição (ainda não sei quanto).
Fiquei sabendo que teria direito porque a Clínica dispõe no seu site: www.con-niteroi.com.br/direitos.aspx
Porém, descobri meus direitos porque sou micro empresária, pois abri através do portal do empreendedor uma empresa para a minha marca celokati.
Que pode ser conhecida pelo blog: http://www.vitrinecelokati.blogspot.com/
Enfim, depois de marcar pelo número dado no INSS...que até foi rápido o agendamento do dia, mas ao chegar na agência, eis a saga...
Primeiro balcão de informações e triagem!
Depois, senha e que senha...muito louca, uma combinação de letra e números...algo para você não ter noção de quantas mil pessoas estão na sua frente!
Chá de cadeira!!!
Depois de perceber que essas senhas podem ser burladas... resolvi educadamente obter o meu direito e o respeito, pois já estava ali por mais de duas horas, com sangramento que a princípio é a minha menstruação ( sentirei saudade dela - da menstruação, pois adoro esse fenômeno da natureza!!!) e com cólicas...
Incrível, logo fui chamada... Depois de ver e rever muitos papéis lá fui eu para a terceira etapa e aí começa realmente a perícia!
"Perícia: exame feito por perito, isto é, por pessoa habilitada."
O que seria pessoa habilitada???
Pois, quando entrei na sala... vou relatar exatamente o diálogo!
Eu: (feliz e alegre, além de educada, porque eu posso ter mil defeitos, mas educada eu sou!) BOA TARDE.
Médica: SENTA!
Eu: (celular tocou na hora, era Marcelo para avisar que eu esqueci com ele minha identidade e CPF, pois ele não pode entrar comigo) NADA FALEI...
Médica: DESLIGA O CELULAR, SENTA!!!
Eu: DESCULPE-ME, BOA TARDE!
E nada a mulher não falou nada!!!
Médica ( não sei o nome dela até agora!) O QUE VOCÊ TEM?
Eu: UM CÂNCER, QUER DIZER DOIS!
Médica: COMO VOCÊ DESCOBRIU???
Eu: FUI AO MEU MÉDICO E ELE FEZ O EXAME...
Médica: (NESSE MOMENTO NÃO PUDE CONCLUIR) tÁ MAS COMO, QUERO SABER COMO FOI!
Tudo isso naquele tom de pessoas que vivem porque vêem os outros viverem... pessoas sem Amor no coração...imaginem!
Eu: BEM, EU TIVE UMA BEBÊ....
Mas uma vez interrompida...
Médica: CADÊ OS EXAMES???
Passei tudo para ela
Médica: CADÊ O ENCAMINHAMENTO DO SEU MÉDICO PARA O ONCOLOGISTA???
Eu: (não sabia que havia esse papel, pois Marcelo que está cuidando da parte burocrática! hehehehe): NÃO TENHO!
Médica: MAS TEM QUE TER! COMO SEU MÉDICO SABIA QUE ERA UM CÂNCER???
Eu: PORQUE ELE É O MÉU MÉDICO HÁ 15 ANOS E ME ACOMPANHA E PELA EXPERIÊNCIA...
Médica: VOCÊ JÁ COMEÇOU SEU TRATAMENTO (ela estava com uma declaração do meu oncologista de que eu estava durante os próximos 6 meses em tratamento, não colocou a palavra quimioterapia porque ouvimos ele falar que estava sendo processado por danos morais por uma paciente por ter escrito em declaração que ela estava em tratamento - quimioterapia! E não é isso que fazemos lá na CON!???)...
Voltando ao diálogo...
Eu: SIM, POIS MEU CASO É SÉRIO E O MÉDICO COMEÇOU LOGO! DAÍ, FALEI O NOME DO MÉDICO, O PRIMEIRO QUE FUI...
Médica: MAS SEU CABELO JÁ CAIU??? COMEÇOU OU JÁ CAIU??? Com tom irônico!
Eu: (ironicamente e debochada que sou quando quero ser) SIM! OLHA SÓ! E nessa hora tirei meu lenço e ela ficou boba! Com mais cara de boba do que já tem! kkkkkkk
Médica: E ESSES EXAMES? VOCÊ SÓ TEM ESSES????
Eu: SÃO OS NECESSÁRIOS! AQUI O PREVENTIVO DE 2009, POIS COMO DISSE TIVE UMA BEBÊ EM JUNHO DE 2009, MINHA MENSTRUAÇÃO VEIO EM DEZEMBRO DE 2009... FIZ UMA ULTRA TRANSVAGINAL EM MAIO QUE DEU ÚTERO ALTERADO DE TAMANHO E QUE ERA NORMAL PARA PÓS PARTO E MENSTRUAÇÃO IRREGULAR...
Médica: NADA DISSO. ISSO NÃO EXISTE!!!
Eu: BEM, MEU MÉDICO É MÉDICO! E EU A PACIENTE!!!
Daí, ela viu quinhentas vezes os mesmos exames!
Médica: CADÊ AS BIOPSIAS???
Eu: NA SUA MÃO!!!
Médica: MAS SÓ TEM UMA!
Eu: MAS O RESULTADO ESTÃO NA MESMA FOLHA, POIS TIVE QUE ACELERAR O EXAME E O RESULTADO, DAÍ FIZ PELO HUAP E A MÉDICA COLOCOU NA MESMA FOLHA...OLHA SÓ "BIOPSIA DO COLO DO ÚTERO E ABAIXO CORE BIOPSIA DA MAMA!!!!
Quase que ensinando uma criança a ler!
Aff! Por fim ela pediu a Tomografia...
Eu: EU FIZ UMA RESSONÂNCIA!!! AQUI ESTÁ!
Médica: (Ficou com cara de pastel quando viu as imagens e o laudo!) Ficou calada e digitava feito louca compulsiva!
Médica: JÁ VOLTO, VOU TIRAR CÓPIA DOS EXAMES!
Na volta ela foi mais leve...
Mandou eu ir ao caixa, onde tudo havia começado para pegar o resultado.
Ao sair, Marcelo achou que eu deveria até ter chorado pela cara da mulher!
Fala sério! Se nem o Câncer me fez chorar! Na verdade dois! Eu vou chorar porque uma perita mal educada e mal amada foi dura e seca???? CLARO QUE NÃÃÃÃOOOOO!!! hehehehehe
Mas eu achei que ela poderia ser um pouco mais humana, já que as pessoas já estão debilitadas física e emocionalmente...
Sei que deve ter muita gente fraudando a União, mas cada caso é um caso e cabe à ela examinar exames e a pessoa e sabe o que ela fez comigo, além de desconfiar do meu lenço??? Verificou minha pressão e abaixou meu olho como que olha se está com anemia! E só!
Ela poderia ter paciência para ouvir o caso por inteiro, poderia ter examinado os tumores, porque eles são palpáveis...sei lá!
Mas ela foi seca!
Acho que quem não quer trabalhar...fica em casa!
Puxa! NUNCA!!! NUNCA mesmo trabalhei mal humorada ou como quem carrega o mundo nas costas! Sempre amei o que fiz e faço!
Sempre soube que PROFESSOR ganhava pouco e mesmo assim quis licenciatura, me especializei em várias áreas da Educação, só não fiz Mestrado e tudo mais porque dei prioridade aos meus filhos, marido, família, pois de que adianta diplomas e família desequilibrada!!??
Tenho tempo para tudo isso!
Ainda vou cocluir meu curso de Psicologia (trancado no 5o período por conta dos filhos e não me arrependo, pois hoje estou colhendo os frutos daquela semeadura!)
Mas vou voltar, só que agora para o primeiro período porque Marcelo também quer fazer junto comigo!
Sempre trabalhei com AMOR e é por isso que ainda tenho grandes lembranças, bons amigos da escola e a presença marcante em minha vida das "minhas alunas"
Hoje sou artesã: por Amor, para ajudar nas despesas da casa e para ser útil (inutilidade e ociosidade me incomodam!) e tudo isso faço com AMOR! Cada peça é como se fosse feita pra mim... quem as compra não carrega meu apego material (porque graças ao Pai, não tenho apego aos bens materiais...) mas carrega o AMOR que depositei!
Acho que quem não gosta de trabalho deveria ficar em casa...
Enfim, foi um dia longo, porém enquanto estava lá pensei: O que eu posso fazer por ela? Responder com educação, mas com firmeza...
Sou espírita, não boba!!!
Compreendo o meu próximo, só não posso aceitar o que ele faz, daí entrei em preces por ela pedindo que fosse um pouco mais tolerante porque O MUNDO MUDA DE CENA EM MENOS DE UM SEGUNDO!
As Leis:
Lei 8.213, 24/07/1991 Art. 26 inciso II e 151 - Benefícios da Previdência Social;
Lei 7.713, 22/12/1988 - Isenção do Imposto de Renda;
Lei 9.783, 28/01/1999 - Isenção da Contribuição Previdenciária;
Lei 8.036, 11/05/1990 - FGTS - Art. 20 inciso XI (dispositivo acrescentado pela Lei 8.922 - 25/07/1994;
PIS/PASEP - Resolução No 1, 15/10/1996;
Isenção de ICMS/DF - na aquisição de veículos de até 127 HP - Lei DF - No 261 - 06/05/1992;
Isenção do IPI - na aquisição de veículos por portadores de deficiência física. Medida Provisória: No 1.845, 19/08/1999;
CPMF - Lei 9.311, 24/10/1996 ;
Cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS, nos casos de mutilação decorrente de tratamento de Câncer: Lei 9.797, 06/05/1999 (dependendo de regulamentação pelo Poder Executivo)
Enfim, informem-se... busquem seus direitos e não se deixem abater por aqueles que ainda não viram a vida com o olhar claro do bem viver, do Amor!

Boa sorte!
Eu conquistei a minha!

3 comentários:

Ana Maria Dindinha disse...

Bem amiga, mais uma vez eu estou aqui para dizer: "sei exatamente o que vc sentiu"...; passei por isso com o benefício de Jr. só que no meu caso foi com a Assistente "Social"(ela deveria ter vergonha de dizer a sua profissão.
A mulher entre outras coisas me chamou de MENTIROSA!!! Acho que ela pensou isso porque não olhou para mim; pois se tivesse olhado teria visto Jr. no meu colo e perceberia que ele tem necessidades especiais...
Bem, como também já disse outras vezes, sou mais emoção e quando cheguei em casa chorei muito por me sentir humilhada!!!
Mas, eu não estva lá pedindo nada que não era meu de direito e não poderia me sentir humilhada porque eu tinha trabalhado muitos anos sem nunca usar esta coisa de INSS e tinha pago por isso; sendo assim estava apenas exigindo os meus direitos.
Depois disso fui a perícia e o médico maravilhoso que me atendeu(apesar de só ter olhado no meu rosto após me conceder o benefício; até então ficou com a cara nos exames e teclado do computador) me mandou esperar uma carta aguardando a data para ir ao banco receber.
VC fez muito bem!!!
Bjs

Tarsila disse...

NOOOSSAAAA KÁTINHA.... QUE MÉDICA TRASH!!!! DÁ NÓ NA GARGANTA SÓ DE LER!!! ESSE PESSOAL NÃO É MOLE NÃO!!! MAS MAIS UMA VEZ VC LEVANTOU A POEIRA E DEU A VOLTA POR CIMA!!!HEHEHE BJÃO!

Unknown disse...

parabens, fiquei emicionada e ao mesmo tempo muito fortalecida com seus depoimentos..DEUS TE ILUMINE SEMPRE...